Lançamento do 7º livro «Vidas Cruzadas» Dr. Alvaro Carvalho

Ecos da Capital, por Dr. José Marques Vidal

  “Estamos todos aqui por uma questão de amizade” - disse o Dr. Álvaro Beleza no enaltecimento das qualidades humanas, profissionais, sociais e culturais do Dr. Álvaro de Carvalho, na apresentação do seu último livro, “Vidas Cruzadas”, no Auditório do Centro Paroquial do Estoril, perante uma vasta assistência constituída por gente de todos os estratos sociais.

Com efeito, a amizade sobrepunha-se a todo outro sentimento presente, respirava-se em auditório cheio e interessado.

 Mas pergunta quem bem o conhece: O Dr. Álvaro Carvalho poderá ter pessoas que não sejam suas amigas, quaisquer que tenham sido as circunstâncias em que com ele lidaram?

Como estudante, funcionário público, médico, no internato, na prática clínica, na direcção de serviços médicos, na administração e gestão de Hospitais, pautou a sua conduta por critérios de irrepreensível integridade de carácter e sentimentos de fraterno humanismo. O tempo que tanto falta a muitos, sempre apressados para tudo, sobrava para Álvaro Carvalho ouvir e cuidar dos seus doentes, gerir e administrar instituições públicas e estar disponível para os muitos amigos que o requisitavam. Cessada a actividade médica oficial, cresceu-lhe o tempo para a actividade humanitária e a autoria literária. E aí o temos a criar a Fundação a congregar médicos e presidentes das câmaras beirãs no combate à cegueira provocada por cataratas, com operações a custo zero, e a desunhar-se em verdadeiros êxitos literários que sucessivamente foi publicando.

Como o conheci? Já lá vão perto de 40 anos. Caçava-se em Andaluzia em Outono de sol rútilo e quente, estava Álvaro na sua pujança profissional. Dados meia dúzia de tiros, vejo-o espipar-se e dirigir-se ao monte, onde o velho Florindo, de Assafora, se afadigava a preparar o almoço para cerca de trinta bicos, panelas ao lume e lâmina de naifa na mão para descasque das batatas. Depois de despir a bata de médico, para envergar o camuflado de caçador, envergara então o avental de cozinheiro e, em amena conversa, ajudava o Florindo na arte de bem cozinhar. Nesse mesmo momento descobri Álvaro de Carvalho: um Homem simples e fraterno. E a simplicidade anda de mãos dadas com a grandeza de alma.

José Marques Vidal, 2023/10/22

 

Actividades da FAC

. OPERAÇÕES A CATARATAS - 780

. ACÇÕES DE FORMAÇÃO para funcionárias de Lares da Terceira Idade 10

3 em Almeida e 1 em Idanha-a-Nova, Proença-a-Nova, Sertã, Cascais, Ansião, Penamacor e Figueira de Castelo Rodrigo (FCR). Beneficiaram destas acções mais de 300 funcionárias.

. CONSULTAS

Cardiologia - Total de 97 (Almeida - 18, Penamacor -18, Idanha-a-Nova - 17 Proença-a-Nova - 16, Figueira de Castelo Rodrigo - 28

Dermatologia - Total 206, Figueira de Castelo Rodrigo - 49, Idanha-a-Nova - 40, Proença-a-Nova - 20, Penamacor - 40 e Hospital de Castelo Branco - 57

Fisiatria - 8 . Figueira de Castelo Rodrigo (FCR)

Ginecologia - 15 FCR

Medicina Interna - 19  FCR

Diabetologia - 12 FCR

Neurologia - 13 FCR

Pneumologia - 9 FCR

Cirurgia Maxilo - Facial  3 FCR

Urologia - 10 FCR

Ortopedia - 12 FCR

Pediatria - 10 FCR

Cirurgia Geral - 9 FCR

Reumatologia - 10 FCR

Cirurgia Vascular - 12 FCR

Cirurgia Cardio - Torácica - 5

Cardiologia Pediátrica - 5


ECOS DA MAROFA-MARÇO 2023

 

FAC promove jornada assistencial em FCR

A Fundação Álvaro Carvalho (FAC), em colaboração com a Câmara Municipal, vai promover uma jornada assistencial no próximo dia 18 de março.

Com efeito, uma equipa de reabilitação (médica fisiatra e seis fisioterapeutas) desloca-se ao Concelho para ministrar sessões teóricas e práticas, no âmbito desta disciplina, para assistentes operacionais dos lares. Estas acções visam contribuir para a implementação de boas práticas na mobilização de idosos e deficientes motores, além de poderem ajudar a prevenir acidentes nas cuidadoras.

A jornada também tem programadas consultas gratuitas em algumas especialidades médicas: Cardiologia, Medicina Interna, Cirúrgia Geral, Ginecologia e Fisiatria.

As iniciativas são financiadas pela Fundação e pela autarquia, que presta apoio logístico.

Até à data, a FAC concretizou 9 ações desta natureza (3 em Almeida, e 1 em cada uma das seguintes localidades: Idanha-a-Nova, Proença-a-Nova, Sertã, Ansião, Cascais e Penamacor), envolvendo mais de 270 trabalhadores das denominadas “Estruturas residenciais para pessoas idosas”.

 

ECOS DA MAROFA-ABRIL 2023

 

FAC levou a efeito jornada assistencial em FCR

A Fundação Álvaro Carvalho (FAC), em colaboração com a CM, levou a efeito uma jornada assistencial em FCR, no pretérito dia 18 de março.

A iniciativa incluiu uma ação de ensino subordinada ao lema “Cuidar de quem cuida” e a realização de consultas gratuitas médicas.  

Uma equipa de reabilitação (médica fisiatra e seis fisioterapeutas) ministrou, nas instalações do Pavilhão dos Desportos, sessões teóricas e práticas a quatro dezenas de assistentes operacionais dos e algumas diretoras técnicas das “Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas”. A sessão visou capacitar as cuidadoras com as melhores práticas a usar na mobilização de idosos e deficientes motores, ministrar conhecimentos e treinar perícias para a correta utilização do seu corpo, que as ajudarão a prevenir eventuais acidentes nos cuidados que prestam aos utentes.

As consultas médicas decorreram no Centro de Saúde, tendo sido observados 57 pessoas distribuídas pelas especialidades de Cardiologia (12), Dermatologia (29), Fisiatria (8), Ginecologia (5) e Medicina Interna (3).

O Ecos da Marofa testemunhou o diligente empenho das fisioterapeutas, a satisfação e o contentamento dos “alunos” e a aplicada atuação dos trabalhadores municipais no apoio logístico.