FAC Promove jornada assistencial

No passado dia 18 de Março, uma equipa de reabilitação (Médica fisiatra e seis fisioterapeutas deslocou-se ao Concelho para ministrar sessões teóricas e práticas, no âmbito desta disciplina, para assistentes operacionais dos Lares Seniores. Com estas ações pretende-se contribuir para a implementação das boas práticas na mobilização de idosos e deficientes motores, além de que podem ajudar a prevenir os acidentes nas cuidadoras.

A jornada assistencial também tem programadas consultas gratuitas em algumas especialidades médicas, como Cardiologia, Medicina Interna, Cirurgia Geral, Ginecologia e Fisiatria.

As iniciativas são financiadas pela Fundação e pela autarquia, que dá o apoio logístico. Refere-se que, até à data, a FAC concretizou 9 ações desta natureza (3 em Almeida, e 1 em cada uma das seguintes localidades: Idanha-a-Nova, Proença-a-Nova, Sertã, Ansião, Cascais e Penamacor), envolvendo mais de 270 trabalhadores das denominadas “Estruturas residenciais para pessoas idosas”.

No quadro dos protocolos celebrados entre a FAC e vários municípios da Beira Interior já foram operadas às cataratas 652 pessoas. No período que decorre entre 21 de Março e 19 de Abril estão previstas mais 50 operações a munícipes de Penamacor, FCR, Mêda e Almeida.

Segundo Álvaro Carvalho, presidente da Fundação, «com este programa pretende-se atingir o objetivo de chegar a 1000 operações até ao final deste ano.

Também se espera começar a concretizar, em alguns concelhos, como é o caso de FCR, um plano de apoio a doentes que necessitam de Medicina Física e de Reabilitação».

Eurico Carvalho

Reportagem RTP1 - Jornal da tarde, domingo dia 19 de Março

"Questões atuais da Saúde Mental" Figueira Castelo Rodrigo

Conferência no Auditório Pavilhão dos Desportos de Figueira Castelo Rodrigo

Amigo Álvaro

A visita a Figueira de Castelo Rodrigo e à tua Mata de Lobos, o convívio contigo e com o teu primo Almirante, no torrão de grande significado histórico, de gente humilde e valorosa, foi uma jornada alegre. Também a atenção dos responsáveis da Câmara, o Presidente e a vereadora Lígia, não podia ser mais cordial e prestável. A mesa farta e o alojamento no sítio histórico da amendoeira do Castelo, tudo do melhor. Cheguei saciado e contente. E pude conhecer-te melhor, o teu humanismo e dedicação altruísta na prática da medicina, e a genuína afeição pelos seres humanos, sem louros nem pelouros.

Um forte abraço.

José Manuel

MaisBeiras-Informação - PENAMACOR

Utentes do Concelho de Penamacor operados às cataratas com apoio do Munícipio (*)

Mais oito utentes do concelho de Penamacor foram operados às cataratas, no âmbito do protocolo celebrado entre o Município de Penamacor e a Fundação Álvaro de Carvalho, na terça-feira, dia 11 de outubro. No dia 13, seguiram para a consulta de avaliação. Desde o início desta parceria, já foram operados 96 utentes do concelho de Penamacor.

Este é um problema que afeta um considerável número de munícipes, sobretudo idosos, sendo que a Câmara Municipal de Penamacor, no âmbito das suas competências, designadamente a de promoção do bem-estar da população, decidiu firmar um protocolo com a Fundação Álvaro Carvalho, por via do qual os doentes do concelho com cataratas a necessitar de intervenção cirúrgica passam a poder ser operados de forma atempada e gratuita para o próprio, desde que sejam referenciados pelos médicos do Centro de Saúde de Penamacor. Os custos dos cuidados de saúde prestados aos doentes incluídos no programa assistencial são suportados em partes iguais pela referida Fundação e pela Câmara Municipal, que assegura ainda as deslocações pré e pós operatórias.

(`) MaisBeiras-Informação, 15.10.2022)

Mensagem de Unidade Móvel de Saúde - MPN

“As cirurgias realizadas no dia 14 de outubro e com revisão no dia 17 correram todas muito bem. Todos os munícipes ficaram muito satisfeitos e agradecidos pela oportunidade de tiveram em poder realizar esta cirurgia mais rápido.”