FAC Promove jornada assistencial

No passado dia 18 de Março, uma equipa de reabilitação (Médica fisiatra e seis fisioterapeutas deslocou-se ao Concelho para ministrar sessões teóricas e práticas, no âmbito desta disciplina, para assistentes operacionais dos Lares Seniores. Com estas ações pretende-se contribuir para a implementação das boas práticas na mobilização de idosos e deficientes motores, além de que podem ajudar a prevenir os acidentes nas cuidadoras.

A jornada assistencial também tem programadas consultas gratuitas em algumas especialidades médicas, como Cardiologia, Medicina Interna, Cirurgia Geral, Ginecologia e Fisiatria.

As iniciativas são financiadas pela Fundação e pela autarquia, que dá o apoio logístico. Refere-se que, até à data, a FAC concretizou 9 ações desta natureza (3 em Almeida, e 1 em cada uma das seguintes localidades: Idanha-a-Nova, Proença-a-Nova, Sertã, Ansião, Cascais e Penamacor), envolvendo mais de 270 trabalhadores das denominadas “Estruturas residenciais para pessoas idosas”.

No quadro dos protocolos celebrados entre a FAC e vários municípios da Beira Interior já foram operadas às cataratas 652 pessoas. No período que decorre entre 21 de Março e 19 de Abril estão previstas mais 50 operações a munícipes de Penamacor, FCR, Mêda e Almeida.

Segundo Álvaro Carvalho, presidente da Fundação, «com este programa pretende-se atingir o objetivo de chegar a 1000 operações até ao final deste ano.

Também se espera começar a concretizar, em alguns concelhos, como é o caso de FCR, um plano de apoio a doentes que necessitam de Medicina Física e de Reabilitação».

Eurico Carvalho

Reportagem RTP1 - Jornal da tarde, domingo dia 19 de Março