Relatório de actividades ano 2019
RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DA FAC RELATIVO AO ANO DE 2019
Durante o ano de 2019 a FAC desenvolveu a sua actividade no âmbito das suas parcerias com algumas Câmaras Municipais no campo da saúde.
OPERAÇÕES A CATARATAS:
Fevereiro de 2019 - operadas 12 pessoas de Idanha-a-Nova.
Setembro de 2019 – intervencionados mais 12 munícipes de Idanha-a-Nova.
Dezembro de 2019 – Operados 13 pessoas de Almeida.
De referir que não se registou qualquer complicação cirúrgica.
ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO EM LARES DA TERCEIRA IDADE:
Estas iniciativas visam sensibilizar as funcionárias destas instituições para a adopção de uma postura correcta na mobilização de idosos, acamados e deficientes.
CHÃO DE COUCE, CONCELHO DE ANSIÃO
Em Fevereiro, foi feita uma acção no Lar, Centro de Apoio Dia e Apoio Domiciliário da Fundação D. Fernanda Marques, em Chão de Couce, concelho de Ansião. Participaram cerca de 30 formandas.
PROENÇA-A-NOVA
Acção efectuada no Auditório Municipal com para três dezenas de funcionárias.
PRÉMIO BPI/La Caixa Rural
Depois de uma candidatura exigente, a que foram dedicadas muitas horas de trabalho por parte de alguns membros dos seus Órgãos Sociais, a FAC foi uma das 22 instituições contempladas com o prémio, tendo-se sido atribuída a verba de 55.000 euros (só outras duas instituições tiveram esta dotação máxima). A maior parte deste contributo solidário é destinado a ajudar a resolver a problemática das cataratas.
GIVING TUESDAY
No dia 3 de Dezembro celebrou-se o Giving Tuesday, o maior movimento de solidariedade mundial: um dia por ano, em que em todo o Mundo, muitos se juntam para apoiar e doar a uma organização sem fins lucrativos, à sua escolha. A FAC conseguiu a adesão de algumas dezenas de cidadãos e empresas, obtendo donativos a rondar os 8.000 euros.
CAMPANHA PARA ANGARIAÇÃO DE VERBAS EM SEDE DE TRIBUTAÇÃO DE IRS.
À semelhança dos anos anteriores, foi feita uma intensa campanha para conseguir adesão à atribuição dos 0,05% em sede de tributação de IRS. A meta a atingir é ultrapassar os cerca de 18.000 euros conseguidos no ano anterior.
REUNIÕES COM CÂMARAS E OUTRAS ENTIDADES
Câmara de Almeida – 22 de Agosto. Estiveram presentes, além do Presidente da FAC, o Presidente do Executivo Camarário, a Dra. Alva Santos, responsável pela área social da autarquia e a enfermeira Nazaré Paiva Ribeiro, coordenadora de enfermagem do Centro de Saúde. Fez-se o balanço das acções já realizadas para, com base nele, perspectivar o futuro.
Câmara do Sabugal – 23 de Agosto. O Presidente da FAC os vereadores da Câmara, Dra. Sílvia Nabais e Amadeu Guerra, bem como a Dra. Delfina Rodrigues, médica de MGF, em representação do coordenador do Centro de Saúde, Dr. António Serra.
Nesta reunião foi oficializada a colaboração entre as duas entidades e discutida a base do protocolo entre elas, que viria posteriormente a ser formalizado com a assinatura do protocolo de colaboração.
REUNIÕES COM COMENDADADOR RUI NABEIRO e PRESIDENTE DO CA DA ULSNA
Estas reuniões, realizadas em Fevereiro, visaram a auscultação destas duas entidades no sentido de estudar a possibilidade de haver parcerias para resolver problemas de saúde no distrito de Portalegre.
HOMENAGEM AO DR. ANTÓNIO JOSÉ DE BARROS VELOSO
A FAC e o seu Presidente promoveram uma homenagem ao médico António José de Barros Veloso, curador da FAC e uma figura de grande relevo da Medicina e da Cultura portuguesa.
Teve lugar no dia 21 de Março, na Torre do Tombo em Lisboa. Da Comissão de Honra desta homenagem fez parte o Presidente da República, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o Bastonário da Ordem dos Médicos, a Nova Medical School e o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central. Aderiram à iniciativa mais de três dezenas de entidades e estiveram presentes umas largas centenas de pessoas.
A preceder a cerimónia foi apresentado, pelo professor Germano de Sousa, o 6º. Livro de Álvaro Carvalho - DOENÇAS, DOENTES E MÉDICOS -, prefaciado pelo homenageado.
SEMINÁRIO – PENSAR O ENVELHECIMENTO
Álvaro Carvalho participou na sessão de abertura deste seminário que teve lugar em 7 de Junho no Auditório Municipal de Proença-a-Nova.
INTERVENÇÕES NA COMUNICAÇÃO SOCIAL
Entrevista do presidente da FAC ao “País Económico”, edição de Janeiro, sobre a missão e actividade da Fundação a que preside.
Álvaro Carvalho, como membro do Conselho Nacional de Ética e Deontologia da OM teve uma intervenção na TVI e no jornal Observador, sobre a grávida em morte cerebral e o bebé Salvador.
LIVRO: DA RAIA SECA AO PINHAL
Está pronto a editar esta colectânea de textos sobre alguns concelhos da raia onde a FAC desenvolve a sua actividade. A coordenação está a cargo de Álvaro Carvalho e tem três dezenas de textos sobre a várias questões relacionadas com a problemática histórica, sócio-cultural e económica daquela região raiana.
Relatório de actividades ano 2020
RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DA FUNDAÇÃO ÁLVARO CARVALHO – 2020
ACTIVIDADES DE CARÁCTER ASSISTENCIAL
1 – Operações a cataratas - continuaram a efetuar-se operações a cataratas, tendo-se estabelecido novos protocolos com Câmaras Municipais – Pinhel, Sabugal – e com a freguesia de Videmonte, no concelho da Guarda. Entretanto, Em Julho de 2021 já tinham sido operados mais 70 pessoas.
Atendendo à pandemia não se conseguiu ir mais longe e também não foi possível fazer consultas e as acções de formação para as funcionárias de Lares Seniores.
O projecto «Dar Visão ao Interior» foi retomado na segunda metade do ano efectuando-se operações para munícipes de Almeida (12), Idanha-a-Nova (12), Proença-a-Nova (8), Penamacor (7+9), Videmonte (9), FCR (1).
Estudos imunológicos
A FAC programou e coordenou 4 estudos serológicos destinados a estudar a resposta imunitária da população ao novo corona-vírus, conjuntamente com a Ordem dos Médicos, O Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, O Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina de Lisboa, dirigido pelo professor catedrático jubilado Francisco Antunes, a Nova Medical School de que é director o professor catedrático Jaime Branco, o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, dirigido pelo professor catedrático Henrique de Barros e as Fundações Vox Populi, Manuel Viegas Guerreiro, Claude and Sofia Marion e a Câmara Municipal de Cascais.
Foram levados a cabo quatro estudos
1 – Painel de vigilância imunológica, para determinar o grau de imunidade adquirida por pessoas infectadas com o SARS-CoV-2. Foram seleccionadas 608 pessoas para fazerem análises seriadas durante 14 meses. Neste estudo foram englobados vários residentes em Lares, de várias regiões do país.
2 – Estudo da Prevalência da doença na população portuguesa durante a primeira vaga da pandemia. Foram testadas mais de 3000 pessoas residentes em Vila Nova de Gaia. Foi escolhido este concelho para representar bem o país, pelo elevado número de residentes, por ter população rural e urbana e por ter actividade primária, secundária e terciária.
3 – Estudo do grau de incidência da infecção em profissionais de saúde de todo o país. Testadas 1800 pessoas.
4 – Estudo da imunidade conferida pelas vacinas. Testadas cerca de 500 pessoas.
Estes trabalhos tiveram alguma repercussão na comunicação social – jornais e televisões.
Outras acções
Uma equipa da TVI, dirigida pela jornalista Isabel Moiçó, acompanhou actividades clínicas da FAC, sobretudo consultas de Cardiologia e de Dermatologia, nos Centros de Saúde de Proença-a-Nova, Idanha-a-Nova e Penamacor. Essa reportagem foi apresentada no Jornal da Noite da TVI de segunda-feira, a cargo de Miguel Sousa Tavares.
Reunião com o comendador Rui Nabeiro para estudar formas de cooperação da FAC com a Delta Cafés.
A FAC promoveu a edição de uma colectânea - «DA RAIA SECA AO PINHAL» - para reforçar a colaboração da Fundação com as autarquias com quem tem protocolos de colaboração. Pretendeu-se com esta obra, em que participaram os executivos municipais, chamar a atenção para o trabalho dos autarcas e realçar a riqueza histórica, o dinamismo e a bondade das residentes locais.
Colaboraram mais de três centenas de autores, de várias idades e de diversos sectores profissionais e académicos.
Em 5 de Junho o presidente da FAC deu uma extensa entrevista ao semanário SOL em que, além de expor a sua visão do exercício da Medicina, lhe permitiu dar uma ideia do trabalho que a FAC estava a fazer.
Houve uma reunião do Conselho de Curadores em que foram reconduzidos todos os seus membros, com excepção do professor Agostinho Almeida Santos que, entretanto, havia falecido, e do professor José Manuel Silva, por motivos profissionais.
No final deste ano começou a preparar-se nova candidatura aos Prémios BPI/La Caixa Rural para o ano de 2021.
Fez-se a divulgação do trabalho da FAC junto de centenas de pessoas para fazerem em seu benefício a consignação dos 0,5% do imposto sobre o rendimento de pessoas singulares. Conseguiu obter-se a verba de 17.334 euros e 58 cêntimos.
Álvaro Carvalho