ECOS DA MAROFA-MARÇO 2023

 

FAC promove jornada assistencial em FCR

A Fundação Álvaro Carvalho (FAC), em colaboração com a Câmara Municipal, vai promover uma jornada assistencial no próximo dia 18 de março.

Com efeito, uma equipa de reabilitação (médica fisiatra e seis fisioterapeutas) desloca-se ao Concelho para ministrar sessões teóricas e práticas, no âmbito desta disciplina, para assistentes operacionais dos lares. Estas acções visam contribuir para a implementação de boas práticas na mobilização de idosos e deficientes motores, além de poderem ajudar a prevenir acidentes nas cuidadoras.

A jornada também tem programadas consultas gratuitas em algumas especialidades médicas: Cardiologia, Medicina Interna, Cirúrgia Geral, Ginecologia e Fisiatria.

As iniciativas são financiadas pela Fundação e pela autarquia, que presta apoio logístico.

Até à data, a FAC concretizou 9 ações desta natureza (3 em Almeida, e 1 em cada uma das seguintes localidades: Idanha-a-Nova, Proença-a-Nova, Sertã, Ansião, Cascais e Penamacor), envolvendo mais de 270 trabalhadores das denominadas “Estruturas residenciais para pessoas idosas”.

 

ECOS DA MAROFA-ABRIL 2023

 

FAC levou a efeito jornada assistencial em FCR

A Fundação Álvaro Carvalho (FAC), em colaboração com a CM, levou a efeito uma jornada assistencial em FCR, no pretérito dia 18 de março.

A iniciativa incluiu uma ação de ensino subordinada ao lema “Cuidar de quem cuida” e a realização de consultas gratuitas médicas.  

Uma equipa de reabilitação (médica fisiatra e seis fisioterapeutas) ministrou, nas instalações do Pavilhão dos Desportos, sessões teóricas e práticas a quatro dezenas de assistentes operacionais dos e algumas diretoras técnicas das “Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas”. A sessão visou capacitar as cuidadoras com as melhores práticas a usar na mobilização de idosos e deficientes motores, ministrar conhecimentos e treinar perícias para a correta utilização do seu corpo, que as ajudarão a prevenir eventuais acidentes nos cuidados que prestam aos utentes.

As consultas médicas decorreram no Centro de Saúde, tendo sido observados 57 pessoas distribuídas pelas especialidades de Cardiologia (12), Dermatologia (29), Fisiatria (8), Ginecologia (5) e Medicina Interna (3).

O Ecos da Marofa testemunhou o diligente empenho das fisioterapeutas, a satisfação e o contentamento dos “alunos” e a aplicada atuação dos trabalhadores municipais no apoio logístico.

Share