Assinatura protocolar entre Câmara Municipal da Mêda e Fundação Álvaro Carvalho

CM da Mêda financia operações gratuitas às cataratas

A Câmara da Mêda assinou, na semana passada, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um protocolo entre as Fundações Álvaro de Carvalho e a The Claude and Sofia Marion para permitir operações gratuitas às cataratas a todos os residentes do concelho que estejam em situação de carência económica.
João Mourato, presidente da autarquia, adianta que a autarquia fez um levantamento para avaliar as carências da população: «Ao falar com as pessoas, com a comunidade, sentimos que havia um problema grave por não serem assistidas em termos oftalmológicos porque o Serviço Nacional de Saúde não dava resposta às necessidades. Atualmente, há realmente 70 ou 80 pessoas que estão a necessitar, algumas que estão na força da idade, algumas novas, outras de mais idade que quase não viam das duas vistas», refere o edil social-democrata. Assim, com a assinatura deste protocolo, as duas fundações suportam 50 por cento dos custos das operações e a autarquia assume o resto do valor.
A seleção dos doentes é feita em articulação com os médicos da Unidade de Saúde Familiar “Mimar Mêda”. «Logo que foi assinado o protocolo, seguiram 12 pessoas para fazer a operação às cataratas, feitas primeiramente em Castelo Branco. Tudo correu bem, a Câmara deu os apoios todos, quer logísticos, alimentação, viatura, portanto, podemos dizer que estas cirurgias foram feitas com sucesso e no próximo mês será a vez de mais umas quantas pessoas fazerem esta operação», referiu João Mourato.

(Jornal “O Interior”, 6.4.2022)

Acto de assinatura no Salão Nobre da Câmara da Mêda

Grupo de benificiários da cirurgia

Fundação Álvaro de Carvalho encheu o Centro de Saúde

JANELA DE ESPERANÇA, PAÍS 18 Abril, 2022 | SIC Notícias

Médicos de especialidade vão ao centro de saúde de Figueira de Castelo Rodrigo dar consultas

Esta é mais uma reportagem no âmbito do projeto Janela de Esperança, uma iniciativa da SIC Esperança, Fundação Gulbenkian, BPI e Fundação La Caixa.

Durante uma manhã de sábado, 35 médicos de 13 especialidade consultaram quase 200 pessoas em Figueira de Castelo Rodrigo, na Guarda. A iniciativa da Fundação Álvaro de Carvalho quis mostrar que o paradigma da prestação de cuidados de saúde em zonas periféricas tem de mudar.

A carência de cardiologistas no hospital da Guarda obriga à drenagem constante de doentes para outros hospitais. Em Figueira de Castelo Rodrigo, os pouco mais de cinco mil habitantes contam apenas com quatro médicos de saúde familiar.

A Fundação Álvaro de Carvalho encheu o centro de saúde dos especialistas que faltam o ano inteiro. Quase duas centenas de pessoas aproveitaram a ocasião para ir a uma consulta.

Para já ficou o registo de um dia de acesso a múltiplas especialidades médicas à porta de casa. Mais saúde para todos os que se inscreveram e não perderam a viagem assegurada pelo município.

Veja entrevista LINK:

https://sicnoticias.pt/janela-de-esperanca/medicos-de-especialidade-vao-ao-centro-de-saude-de-figueira-de-castelo-rodrigo-dar-consultas/

Operação às Cataratas do 4º Grupo Município F. C Rodrigo

Dia 16 de Fevereiro foi operado às cataratas mais um grupo de nove Figueirenses.

O protocolo levado a cabo em novembro de 2021 entre a Câmara Municipal e a Fundação Álvaro Carvalho, e em articulação direta com o Centro de Saúde de Figueira de Castelo Rodrigo, permitiu que cerca de 50 munícipes fossem já operados e conseguissem ver bastante melhor e ter menos problemas no seu quotidiano. Este grupo, tal como os anteriores, foi acompanhado por técnicas do Município e recebido pelo Presidente da Câmara Municipal no Salão Nobre dos Paços do Concelho, endereçando-lhes palavras de conforto e tranquilidade relativamente ao processo da operação e pós-operatório.

(Fonte – Facebook da Câmara Municipal

Município Figueira Castelo Rodrigo Gabinete de apoio ao Presidente Nota de Imprensa

Nota à Imprensa
14 de dezembro de 2021

Segundo grupo de munícipes de Figueira de Castelo Rodrigo operados às cataratas

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo, no seguimento do protocolo “Dar Visão ao Interior, Dar Visão a Figueira de Castelo Rodrigo”, assinado em novembro deste ano com a Fundação Álvaro Carvalho na especialidade de oftalmologia, levou o segundo grupo de munícipes a serem operados gratuitamente às cataratas.

Assim sendo, depois de operados os 13 utentes que vão neste segundo grupo, a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, sempre em estreita colaboração com o Centro de Saúde local, já conseguiu ajudar cerca de 30 pessoas a ter uma melhoria significativa na sua visão e, consequentemente, no seu quotidiano.

Carlos Condesso, Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, afirma que, com este segundo grupo a ser operado, “conseguimos cumprir os números anunciados para este ano, dando mais qualidade de vida aos nossos munícipes, proporcionando-lhes um Natal bem mais feliz”. O autarca reitera que “enquanto houver uma pessoa no concelho que se enquadre no protocolo e que necessite da operação, será operado gratuitamente”.

O protocolo levado a cabo pela autarquia Figueirense e a Fundação Álvaro Carvalho pretende operar doentes do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo com cataratas e a necessitar de intervenção cirúrgica, desde que cumpram os critérios de acesso, critérios esses que obedecem a prioridades clínicas e sociais, aliviando e substituindo o Serviço Nacional de Saúde, que não consegue dar respostas em tempo útil a problemas relativos a esta especialidade médica.

Links notícias