CM da Mêda financia operações gratuitas às cataratas
A Câmara da Mêda assinou, na semana passada, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um protocolo entre as Fundações Álvaro de Carvalho e a The Claude and Sofia Marion para permitir operações gratuitas às cataratas a todos os residentes do concelho que estejam em situação de carência económica.
João Mourato, presidente da autarquia, adianta que a autarquia fez um levantamento para avaliar as carências da população: «Ao falar com as pessoas, com a comunidade, sentimos que havia um problema grave por não serem assistidas em termos oftalmológicos porque o Serviço Nacional de Saúde não dava resposta às necessidades. Atualmente, há realmente 70 ou 80 pessoas que estão a necessitar, algumas que estão na força da idade, algumas novas, outras de mais idade que quase não viam das duas vistas», refere o edil social-democrata. Assim, com a assinatura deste protocolo, as duas fundações suportam 50 por cento dos custos das operações e a autarquia assume o resto do valor.
A seleção dos doentes é feita em articulação com os médicos da Unidade de Saúde Familiar “Mimar Mêda”. «Logo que foi assinado o protocolo, seguiram 12 pessoas para fazer a operação às cataratas, feitas primeiramente em Castelo Branco. Tudo correu bem, a Câmara deu os apoios todos, quer logísticos, alimentação, viatura, portanto, podemos dizer que estas cirurgias foram feitas com sucesso e no próximo mês será a vez de mais umas quantas pessoas fazerem esta operação», referiu João Mourato.
(Jornal “O Interior”, 6.4.2022)
Acto de assinatura no Salão Nobre da Câmara da Mêda
Grupo de benificiários da cirurgia