A FAC retomou o projecto “Dar Visão ao Interior”, terminado o confinamento da população inserido no combate epidemiológico à pandemia,
Em Junho e Julho, 43 doentes residentes nos concelhos de Almeida (12), Figueira de Castelo Rodrigo (1), Idanha-a-Nova (12), Proença-a-Nova (8), Penamacor (7) e na Freguesia de Videmonte (3) foram operados às cataratas.
Em declarações à Imprensa, o presidente da autarquia de Idanha-a-Nova considera que as cirurgias “são fundamentais para as pessoas recuperarem a visão e, assim, terem melhor qualidade de vida. Sobretudo tratando-se de pessoas idosas que já deram tanto de si ao concelho e merecem o nosso maior reconhecimento”.
Por sua vez, uma das pessoas intervencionadas, Rosa Marques Milheiro, 84 anos, deu o seu testemunho sobre esta ação: «É uma iniciativa muito boa. Já tinha feito uma cirurgia ao olho esquerdo, pagando a muito custo, mas o médico alertou-me na altura para a necessidade de operar também o olho direito, onde já só tinha 20% da visão. Tenho uma reforma pequena e, por isso, candidatei-me a este apoio e foi possível operar gratuitamente o olho direito».