Retoma do projecto “Dar Visão ao Interior”

  A FAC retomou o projecto “Dar Visão ao Interior”, terminado o confinamento da população inserido no combate epidemiológico à pandemia,
  Em Junho e Julho, 43 doentes residentes nos concelhos de Almeida (12),  Figueira de Castelo Rodrigo (1), Idanha-a-Nova (12), Proença-a-Nova (8), Penamacor (7) e na Freguesia de Videmonte (3) foram operados às cataratas.

 

  Em declarações à Imprensa, o presidente da autarquia de Idanha-a-Nova considera que as cirurgias “são fundamentais para as pessoas recuperarem a visão e, assim, terem melhor qualidade de vida. Sobretudo tratando-se de pessoas idosas que já deram tanto de si ao concelho e merecem o nosso maior reconhecimento”.

  Por sua vez, uma das pessoas intervencionadas, Rosa Marques Milheiro, 84 anos, deu o seu testemunho sobre esta ação: «É uma iniciativa muito boa. Já tinha feito uma cirurgia ao olho esquerdo, pagando a muito custo, mas o médico alertou-me na altura para a necessidade de operar também o olho direito, onde já só tinha 20% da visão. Tenho uma reforma pequena e, por isso, candidatei-me a este apoio e foi possível operar gratuitamente o olho direito».

Foto_Cataratas - Utentes_.jpg

11 Cirurgias de cataratas a doentes de Idanha-a-Nova

No dia 12 de Março, foram realizadas mais 11 cirurgias gratuitas às cataratas.

A decorrer desde 2017, a parceria entre a Câmara de Idanha-a-Nova, a Fundação Álvaro Carvalho e o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento tem-se vindo a manter e a produzir excelentes resultados, tendo permitido operar já cerca de 60 pessoas.

Todo o processo cumpre os devidos critérios de seleção, contando com a articulação entre o Centro de Saúde de Idanha-a-Nova, a Fundação Álvaro Carvalho e a Clínica Oftalmológica da Beira Interior na avaliação clínica dos utentes, tendo sempre em consideração o apoio a casos de justificado apoio social

Cataratas Idanha a Nova 12 Mar 2020.jpg

Foram realizadas cirurgias das cataratas a 6 utentes de Videmonte - Guarda

No dia 13 de Fevereiro foram operados  seis doentes da freguesia de Videmonte, concelho da Guarda. Esta acção assume a particularidade de ser um cidadão que tem as suas raízes nesta aldeia, a tomar o gesto solidário de subsidiar metade do custo das operações, atendendo a que a FAC ainda não tem qualquer parceria com esta Câmara, que apenas assegurou o transporte dos doentes até Castelo Branco

Videmonte.jpg

FAC realiza 13 cirurgias de cataratas para habitantes de Almeida

No passado dia 17 de Dezembro, foram intervencionados às cataratas 13 pessoas do concelho de Almeida, com o apoio da sua Câmara Municipal. Os doentes chegaram de manhã ao Hospital da Cruz Vermelha em Lisboa. Foram recebidos na Unidade da Cabeça pelo Dr. Álvaro Carvalho e pelo Dr. António Melo, cirurgião oftalmologista que realizou todas as intervenções. Regressaram no final da tarde a casa com melhores perspectivas de visão e de qualidade de vida.

IMG_20191218_115100.jpg