11 Doentes de Proença-a-Nova realizaram cirurgias das cataratas

No passado dia 19 de Julho, foram intervencionados às cataratas 11 pessoas de Proença-a-Nova. Os doentes chegaram de manhã ao Hospital da Cruz Vermelha em Lisboa. Foram recebidos na Unidade da Cabeça pelo Dr. Álvaro Carvalho e pelo Dr. António Melo, cirurgião oftalmologista que realizou todas as intervenções. Regressaram no final da tarde a casa, em Proença-a-Nova, com melhores perspectivas de visão e de qualidade de vida.

imagem composta.JPG

Fundação de luto – Um dos seus curadores, o professor Agostinho Almeida Santos, faleceu hoje – Observador

A Fundação Álvaro de Carvalho encontra-se de luto, ao perder um dos seus curadores. O professor Agostinho Almeida Santos, catedrático de Coimbra e médico pioneiro da procriação medicamente assistida em Portugal morreu hoje, aos 77 anos. A Fundação lamenta sentidamente esta perda e expressa o seu profundo pesar à sua família e amigos.

A especialidade de oftalmologia continua a ser uma das mais deficitárias no Serviço Nacional de Saúde. A FAC pretende continuar a contribuir para suprir esta carência em algumas zonas do país.

O jornal Expresso noticia relatório da Estratégia Nacional para a saúde da Visão, segundo o qual em 2017 ficaram por fazer 233.238 consultas de Oftalmologia, mais 29% do que em 2016. Há tempos de espera de 180,2 dias.  A Fundação Álvaro Carvalho tem elegido esta área de intervenção  como prioritária e quer contribuir para suprir algumas carências.

Apresentação da obra literária do Dr. Álvaro Carvalho e da actividade da FAC, em Almeida

Por iniciativa do executivo camarário, no dia 2 de Junho, houve uma sessão na Feira do Livro de Almeida (Pavilhão Multiusos de Vilar Formoso), para falar da obra literária do Dr. Álvaro Carvalho, sobretudo do seu último livro. Participaram neste colóquio O Presidente da autarquia, Engº António José Machado,  o ex-presidente da Câmara Municipal de Almeida e actual presidente da Assembleia Municipal e curador da FAC, professor António Baptista Ribeiro, os Drs. Luís Queirós e A. J. Dias de Almeida, e a Dra. Dulcineia Catarina Moura.