Atribuição de Galardões Municipais ao Presidente da FAC - pela CM Pinhel

Deliberação da Câmara Municipal de Pinhel relativa à atribuição de Galardões Municipais – Medalha Municipal de Mérito e Medalha Municipal de Distinção.

 

Aos catorze dias do mês de agosto do ano de dois mil e vinte e quatro, por proposta do Senhor Presidente, Rui Manuel Saraiva Ventura, o Executivo da Câmara Municipal de Pinhel deliberou por unanimidade e em minuta atribuir a Medalha Municipal de Mérito a cinco individualidades e a Medalha Municipal de Distinção a dois funcionários do Município, em cerimónia pública a realizar no dia vinte e cinco de agosto de dois mil e vinte e quatro, Dia da Cidade de Pinhel.

 

Extrato da proposta:

 

“No âmbito da função autárquica, percebemos que nunca estamos sós.

Percebemos que o sucesso da missão a que nos propusemos e que o povo sufragou nas urnas está muitas vezes diretamente condicionado pela capacidade de convergir e de assimilar estratégias.

Percebemos também que caminhamos de forma mais rápida e segura para o objetivo traçado quando neste caminho envolvemos instituições e parceiros que convergem na atuação e no respeito pelos princípios democráticos e de funcionamento das instituições.

E é nesta pluralidade que se encontram personalidades que se evidenciam pela sua competência técnica, pela entrega e dedicação que colocam ao serviço das causas que abraçam, mas acima de tudo que pela sua dimensão ética, humana e pelos valores que defendem, se distinguem das demais.

Homenagear e reconhecer o mérito, os princípios e a relevância de outrem torna-se um imperativo de consciência quando estamos absolutamente certos da justiça da homenagem.

 

E é neste contexto de profunda convicção sobre a justiça do reconhecimento que tenho a honra de propor aos Ilustres Membros do Executivo Municipal a aprovação, nos termos do artigo 8º do Regulamento dos Galardões Municipais, da presente proposta de atribuição da Medalha Municipal de Mérito às seguintes personalidades:

 

• Pedro Machado, atual Secretário de Estado do Turismo e que exerceu, até setembro de 2023, funções de Presidente da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal;

 

• Álvaro Eiras Carvalho, Médico e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Álvaro Carvalho;

 

• Rodolfo Queirós, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior;

 

• José Monteiro Vaz, Diretor do Agrupamento de Escolas de Pinhel;

 

• Luís Falcão Martín, Jornalista do El Espanõl

 

(proposta cujos fundamentos foram apresentados, de forma individual para cada uma das personalidades, em documento anexo que integra a ata da reunião de Câmara do dia catorze dias do mês de agosto do ano de dois mil e vinte e quatro)

 

Mais proponho a atribuição, nos termos do artigo 16º do Regulamento dos Galardões Municipais, da Medalha Municipal de Distinção aos seguintes funcionários do Município de Pinhel:

 

•  Alfredo Manuel dos Santos

e

•  José Carlos Lopes Neves

 

(proposta cujos fundamentos foram apresentados, de forma individual para cada um dos funcionários, em documento anexo que integra a ata da reunião de Câmara do dia catorze dias do mês de agosto do ano de dois mil e vinte e quatro)”

Pinhel, aos 25 de agosto de 2024

O Presidente da Câmara Municipal de Pinhel

Comunicado de Imprensa

Comunicado Imprensa

FUNDAÇÃO ÁLVARO CARVALHO ATINGE MARCO DE 1000 CIRURGIAS ÀS CATARATAS NO INTERIOR DE PORTUGAL

 A Fundação Álvaro Carvalho (FAC) anuncia a realização da milésima cirurgia às cataratas no âmbito do projeto "Dar Visão ao Interior", marcando um importante avanço na prestação de cuidados oftalmológicos a populações carenciadas.

 Destaques:

- 1000 cirurgias a cataratas realizadas desde 2018

- Parcerias com nove Câmaras Municipais das Beiras

- Atendimento gratuito a doentes selecionados por critérios clínicos e sociais

- Colaboração com a Clínica Oftalmológica da Beira Interior (COBI) Castelo Branco, Portugal

- A Fundação Álvaro Carvalho (FAC), entidade de interesse público e sem fins lucrativos, atingirá no dia 3 de setembro de 2024 a marca de 1000 cirurgias a cataratas realizadas através do projeto "Dar Visão ao Interior".

 Esta iniciativa visa suprir carências assistenciais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na especialidade de Oftalmologia, reduzindo significativamente o tempo de espera para a primeira consulta (que pode chegar a vários anos) e para cirurgias a cataratas. Desde 2018, a FAC estabeleceu parcerias com nove Câmaras Municipais das Beiras, dividindo os custos das operações e garantindo atendimento gratuito aos munícipes. Pessoas e instituições contribuem também pra o suporte financeiro desta causa solidária. Os doentes são selecionados com base em critérios clínicos e sociais rigorosos. A Clínica Oftalmológica da Beira Interior (COBI) é parceira técnica, assegurando a excelência dos procedimentos médicos.

"Este marco representa o nosso compromisso contínuo em melhorar a qualidade de vida das populações rurais do interior de Portugal", afirma Álvaro Carvalho, Presidente da FAC. "Estamos orgulhosos de poder oferecer este serviço essencial, que tem um impacto direto e significativo na vida de tantas pessoas, sobretudo idosas."

Além das cirurgias às cataratas, a FAC promove Jornadas Assistenciais em diversas especialidades médicas, incluindo Cardiologia, Dermatologia, Ginecologia, Neurologia, Reumatologia e Ortopedia, oferecendo centenas de consultas gratuitas. A fundação também investe na formação de profissionais de saúde, com foco especial em cuidadores de lares seniores.

 

Sobre a Fundação Álvaro Carvalho:

A Fundação Álvaro Carvalho é uma organização dedicada à prestação de cuidados médicos a setores populacionais carenciados do interior rural de Portugal. Através de parcerias estratégicas e iniciativas inovadoras, a FAC trabalha para preencher lacunas assistenciais e melhorar o acesso a serviços de saúde essenciais.

 

Para mais informações, contacte:

Álvaro Carvalho

Tlm: 964095538

Email: fundação.alvaro.carvalho@gmail.com

IV GATA NEGRA Festival Comarcal y Transfronterizo de Novela Negra

No dia 2 de Agosto de 2024, Álvaro Carvalho participou no IV GATA NEGRA  (Festival Comarcal y Transfronterizo de Novela Negra), em Espanha (Extremadura - Moraleja - Sierra de Gata).

No âmbito desta Iniciativa Cultural apresentou a versão castelhana dos seus livros policiais - ANATOMIA DE UM SEQUESTRO e IMPERDOÁVEL. 

A Jornada começou de manhã no Centro Cultural Raiano de Idanha-a-Nova e à noite em Moraleja, contando com a presença do Presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, do Alcalde de Moraleja e de outras entidades políticas e culturais espanholas.

A apresentação dos livros esteve a cargo do Dr. Orlando Romano, distinto magistrado do Ministério Público, que, enquanto responsável pelo pelouro do Combate ao Banditismo da Polícia Judiciária orientou a investigação policial dos crimes em que se baseou o autor para escrever estes livros.

Assistiram ao evento, que se prolongou até de madrugada, mais de duas centenas de pessoas.

Álvaro Carvalho  

Álvaro Carvalho com o Comissário Cultural Luiz Roso, Dr. Orlando Romano e dois escritores castelhanos

Dr. Álvaro com o Comissário Cultural de Moraleja - Luiz Roso

Evento Cultural em Idanha-a-Nova

Na mesa acompanham o Dr. Álvaro Carvalho: Sr. Presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, o Alcalde de Moraleja, o Comissário Cultural do festival literário, o Dr. Orlando Romano, que apresentou os livros e o Dr. Baptista Lopes, editor.

JORNADA ASSISTENCIAL EM FCR

A Fundação Álvaro Carvalho, em parceria com a Câmara Municipal e o Centro de Saúde de Figueira de Castelo Rodrigo, promoveu  mais uma Jornada Assistencial, no dia 20 de Julho de 2024. Foram efectuadas 58 consultas de quatro especialidades:

          Dermatologia - 28

          Cardiologia – 15

          Medicina Interna – 8

          Ginecologia – 7

Também se realizaram alguns exames complementares de diagnóstico do foro da Cardiologia – electrocardiogramas, ecocardiogramas e Holter.

 

Álvaro Carvalho